Guilhermina  
     
 

 
 

 

 
  O Jardim Guilhermina começou com o loteamento em 1925. Os donos eram Heitor Sanchez Toschi e os irmãos Guilherme e Arnaldo Guinle. Eles se associaram e adquiriram uma área de sítios, com plantações de melancia e abacaxi, de 500m², de frente para o mar. O nome, Guilhermina, foi uma homenagem à mãe dos irmãos Guinle.

A família Guinle era proprietária da Companhia Docas de Santos. O pai Eduardo P. Guinle iniciou a construção do cais santista em 1889. Com o loteamento, vários operários chegaram na cidade em busca de trabalho.

Naquela época, as condições de vida eram difíceis e muitos trabalhadores morreram por febres e doenças contagiosas. No Jardim Guilhermina também foi construído o primeiro hotel da cidade, o Hotel dos Alemães, inaugurado em 14 de julho de 1928. Ele localizava-se na esquina da atual Av. Guilhermina e Av. Presidente Castelo Branco.

A orla da praia é muito bem cuidada, o policiamento é redobrado devido a alta concentração de turistas nesta praia. Os calçadões, ciclovia e paisagismo são renovados frequentemente dando ao bairro um ar de zêlo agradável e duradouro.

O bairro Guilhermina é muito conhecido por moradores e turistas. Nele fica a Praça de Portugal, onde funciona uma feira permanente de artesanato e a praça de alimentação, aberta nos finais de semana e feriados. Na alta temporada seu funcionamento é diário.