Aviação  
     

     
  Um dos tradicionais bairros de Praia Grande tem o nome de Aviação, em razão de ali ter funcionado o campo de pouso da empresa francesa Latecoère (que daria origem à Air France), em área que seria depois usada como escola de pilotagem e clube aéreo.

Durante o verão, costumeiramente eram realizados sobrevôos panorâmicos para turistas partindo do local. É possível encontrar na internet referências desse local como ponto turístico, pois o aviador e escritor Antoine de Sant Exupéry, autor do famoso livro Pequeno Príncipe, pousou neste local quando de sua visita ao Brasil. Também o ex-Presidente, Jânio da Silva Quadros, após sua renúncia, refugiou-se em uma casa em Praia Grande, e nesse local chegou de avião.

Em 1927 uma grande área da cidade de Praia Grande começou a ser aterrada para a construção do Aero Club de Santos. Inaugurado em 1936 por santistas apaixonados por aviação, o Aeroclube de Praia Grande serviu por décadas como ponto de apoio para a Aeronáutica e foi uma das primeiras pistas no Brasil utilizadas pelo Correio Aéreo Nacional nos anos 1940. 

Após um longo período de glórias, ao final da década de 1990 o Clube passou a enfrentar uma grave crise financeira por causa da queda de arrecadação do clube e isso foi o fim de uma grande parte de nossa história.

Vai ficar para sempre na memória de muitos. Quem sabe um dia possa ser resgatada.

Quanto  à praia, propriamente dita, podemos dizer que ela conta com cerca de 2km de extensão e fica entre a praia Tupi e a Guilhermina. A paisagem do local é composta por um pequeno playground e lindos coqueiros dispostos no calçadão. A orla é arborizada e também conta com quiosques que oferecem mesas na areia para quem deseja aproveitar um lindo dia de sol consumindo petiscos.

Essa praia conta com uma grande faixa de areia fina e amarelada. A água do mar tem ondas médias e é indicada para banhos e esportes aquáticos.

Durante o verão costuma ser montado um palco na areia onde se apresentam vários artistas.